sábado , 23 novembro 2024
Início Diversos 31 de março ou 1 de Abril? Qual mês aconteceu o golpe militar de 1964?
Diversos

31 de março ou 1 de Abril? Qual mês aconteceu o golpe militar de 1964?

26

O início da ditadura militar completa 60 anos, mas a data exata em que o golpe de Estado aconteceu causa dúvida até hoje. Afinal, o dia correto seria 31 de março ou 1º de abril?

“O golpe começou no dia 31 e foi concluído, de fato, no dia 1º”, disse a historiadora Joana Salém, professora visitante da Universidade Federal do ABC (UFABC), que considera essa uma “falsa polêmica”.

A professora de História Contemporânea na Universidade Federal Fluminense (UFF) Janaína Cordeiro diz que “fazer um movimento civil-militar que conquista sua vitória no Dia da Mentira [1º de abril], não é muito auspicioso”. “Então, os militares falam em 31 de março.”

No meio militar, o 31 de março foi celebrado por muitos anos como o início do período ditatorial — o Exército, em obras que constam em sua biblioteca, chama o golpe de “Movimento Revolucionário“.

Logo que assumiu o mandato, em 2019, o então presidente Jair Bolsonaro (PL) determinou que o Ministério da Defesa comemorasse a ocasião. Já no governo atual, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), as Forças Armadas deixaram novamente de celebrar a data.

No ano passado, porém, os clubes Naval, Militar e Aeronáutico celebraram a ocasião no dia 31 de março, e afirmaram que não “poderiam deixar de estar alinhados com as Forças Armadas, às quais se vinculam compromissos e ideais para que o 31 de março de 1964 permaneça vivo na história, somente onde seu legado de pacificação e desenvolvimento do Brasil possa ser compreendido”.

CNN entrou em contato com a Câmara dos Deputados, o Senado Federal e a Presidência da República para saber qual data é considerada pelos órgãos oficiais.

“Em atenção ao solicitado, informamos que não há na Câmara dos Deputados estudos historiográficos sobre quando ocorreu o Golpe Militar de 1964. Esses debates normalmente transcorrem-se no âmbito acadêmico”, informou a Casa Legislativa.

Até a publicação, não houve retorno do Senado e da Presidência.

Em matérias antigas da Câmara e do Senado, há menções ao dia 31 de março. A sessão solene que relembrou 50 anos do golpe, no entanto, ocorreu na Câmara no dia 1º de abril de 2014.

Notícias relacionadas

Diversos

DF terá divisão para combater extremismo violento, anuncia Ibaneis

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, anunciou, nesta quinta-feira (21/11), a...

Diversos

Megaoperação da Receita do DF apreende 108 mil latas de cerveja na BR-060

As mercadorias apreendidas durante a operação foram encaminhadas ao Depósito de Bens...