Equipes da Equatorial Goiás iniciam nesta quinta-feira (4) um grande mutirão de recuperação da rede elétrica de Luziânia. A distribuidora vai fazer a substituição de equipamentos antigos por novos, mais modernos e eficientes, que vai garantir maior confiabilidade ao sistema elétrico. Vão ser substituídos conectores, cabos e instalados novos espaçadores que vão evitar com que os cabos encostem e aconteça, por exemplo, um curto-circuito. Além disso, as equipes vão reforçar as inspeções em vários trechos para identificar e corrigir possíveis pontos com defeito, trazendo mais estabilidade para o fornecimento. A ação faz parte de um cronograma de manutenções programadas pela companhia.
A reconstrução da rede elétrica em Goiás segue como uma prioridade da Equatorial desde que iniciou a sua operação no estado, há mais de um ano. Em 2023, as ações de recuperação de todo o sistema resultaram em 426.500 obras entregues, entre elas, manutenções, limpeza de faixa, criação de novas redes, podas de árvores, trocas de equipamentos e modernizações de subestações. Para isso, foram investidos pela empresa mais de R$ 2 bilhões ao longo do ano. Neste mesmo período foram adicionados 403 MVA de capacidade de energia ao sistema, suficientes para atender uma cidade do tamanho de Anápolis. Um aumento de 17% na distribuição de energia comparado ao período anterior.
Em Luziânia o trabalho é preventivo e visa trazer mais segurança à rede de energia que tem sido afetada nos últimos anos principalmente por fortes chuvas, ventos, descargas atmosféricas e calor excessivo. A Equatorial Goiás salienta que o trabalho vai começar por volta das 8h e está previsto para terminar às 14h desta quinta-feira (04). Durante as ações, o fornecimento de energia será interrompido para alguns bairros de Luziânia e todos os clientes estão sendo avisados antecipadamente, conforme prevê a Agência Nacional de Energia Elétrica. Caso chova durante a manhã, o trabalho será adiado para outra data que será informada com antecedência.