O governador Ronaldo Caiado reafirmou seu compromisso em manter a ordem e a paz no estado de Goiás diante das mobilizações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Sob o contexto do Abril Vermelho, iniciativa que tem promovido ocupações em diversas regiões do país desde o último domingo (14/04), Caiado enfatizou a prontidão das forças de segurança e inteligência para conter qualquer tentativa de invasão de propriedades. “Estamos com força de segurança e inteligência, vamos bloquear ônibus que estão indo para invasão”, declarou o governador ao jornal O Globo.
Com o Comando de Operações do Cerrado monitorando de perto a situação, uma tentativa de ocupação foi frustrada na Usina CBB, localizada em Vila Boa de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. Cerca de 250 integrantes do MST foram impedidos pela ação rápida da Polícia Militar, resultando em uma resolução pacífica do incidente. Os líderes identificados na tentativa foram encaminhados às autoridades locais e autuados por esbulho possessório, ameaça e danos.
Em outra ocasião no município de Itaberaí, uma potencial ocupação foi resolvida por meio de acordo entre o proprietário da terra e representantes do MST, com a mediação da Secretaria de Segurança Pública (SSP), evitando assim qualquer conflito.
O compromisso do governo estadual em garantir a segurança e a legalidade das terras em Goiás permanece firme, com ações preventivas e diálogo como pilares fundamentais para a manutenção da ordem durante mobilizações sociais.