À medida que o mundo é impactado cada vez mais pelas mudanças climáticas, as cidades emergem como locais críticos para alcançar metas globais, direcionar investimentos fiscais, gerar empregos e maximizar investimentos em infraestruturas verdes.
Diferentes agências de desenvolvimento e organismos internacionais destacam a conexão estreita entre a ação climática e o desenvolvimento urbano sustentável, que devem ser complementares. As cidades precisam ser apoiadas nos seus esforços para poder integrar a adaptação à mudança do clima e o desenvolvimento sustentável em seus planos e estratégias de médio e longo prazo.
Embora as cidades sejam cruciais para um futuro resiliente e com baixas emissões, a falta de financiamento ou de acesso a ele é uma grande barreira que impede as cidades de concretizarem as suas ambições de adaptação e sustentabilidade. Muitos municípios do Brasil se encontram na linha de frente da mudança do clima e atualmente estão sendo expostos a riscos climáticos significativos, que ameaçam seus moradores e setores econômicos. São neles que residem uma parte significativa da população brasileira que já sente o efeito real e crescente do aquecimento do planeta nas suas vidas.