Por meio de um vídeo publicado em suas redes sociais, o governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, fez um apelo por união nacional para ajudar o Rio Grande do Sul, que enfrenta os estragos provocados por temporais que assolam a região nos últimos dias. Informações do governo local indicam que ao menos 32 pessoas morreram e outras 60 estão desaparecidas.
“Quero expressar minha total solidariedade ao povo gaúcho, especialmente às famílias afetadas. Mais do que nunca, é o momento de todo o Brasil se unir para ajudar o Rio Grande do Sul”, disse o governador.
Caiado determinou, ainda, o envio de ajuda humanitária ao estado gaúcho. A força-tarefa parte na madrugada desta sexta-feira (03), com 21 profissionais do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO), distribuídos em cinco viaturas, um caminhão, quatro embarcações e quatro cães.
“Declaro aqui toda nossa solidariedade aos gaúchos. Contem com o estado de Goiás e com a solidariedade do povo goiano”, pontuou Caiado no vídeo.
As equipes são formadas por 13 especialistas em salvamento em áreas deslizadas e colapsadas, quatro mergulhadores de segurança pública e quatro binômios com cães de resgate.
Eles devem chegar a Porto Alegre, capital do estado, onde vão integrar as ações do Conselho Nacional do Corpo de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom) que, atualmente, é presidida pelo comandante do CBMGO, coronel Washington Luiz Vaz Júnior.
“O Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás não medirá esforços para apoiar, em todos os aspectos, a população sulista atingida nesta horrível catástrofe”, explicou o comandante.