segunda-feira , 18 novembro 2024
Início Cidades 6.745 queixas,O tormento do barulho no DF
Cidades

6.745 queixas,O tormento do barulho no DF

18

Ruas movimentadas, estabelecimentos com música ao vivo, carros de som, construções e o fluxo de veículos. O excesso de barulho no Distrito Federal resultou em 6.745 queixas no primeiro semestre deste ano, média de 37 por dia. Mais do que um incômodo, os ruídos podem afetar a saúde da população. 

De janeiro a junho de 2024, a Polícia Militar registrou 5.467 reclamações de perturbação do sossego. Em relação à poluição sonora (Leia para saber mais), o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e o canal da Ouvidoria do GDF receberam 1.278 notificações. 

Para Renato Carvalho da Silva, 31 anos, o som do trânsito e do escapamento das motos era o que mais atrapalhava o bem-estar em seu apartamento na SQS 210, na Asa Sul. O empresário trabalha de home office e decidiu investir em isolamento acústico. “De noite, principalmente, escutava muito barulho das quadras comerciais, e dos prédios  vizinhos. Não tinha um ambiente adequado para trabalhar, e isso prejudicou até a minha saúde mental”, disse Renato.

O Plano Piloto é a região onde os moradores mais acionaram as autoridades com queixas de poluição sonora, segundo o Ibram. Moradores de Ceilândia, Samambaia e Taguatinga foram os que mais acionaram o Copom reclamando de perturbação do sossego, segundo a PMDF. 

O que diz a lei

A Lei nº 4.092, conhecida como Lei do Silêncio, regulamenta o controle da poluição sonora e os limites máximos de intensidade da emissão de sons e ruídos em áreas urbanas e rurais. Quem infringe a lei fica sujeito a penalidades, como advertência, multa de até R$20 mil, interdição do estabelecimento (caso seja proprietário de comércio), apreensão de equipamentos, instrumentos e/ou veículos, além de sanções cíveis e penais. A recorrência do crime pode levar à cassação de alvará de funcionamento de estabelecimentos.

Notícias relacionadas

Cidades

Coronel alvo do 8/1 é internado às pressas e passará por cirurgia

O coronel aposentado da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) Jorge Eduardo...

Cidades

Internações psiquiátricas aumentaram no DF nos últimos quatro anos

“O tempo que passei na clínica foi doloroso, mas também necessário”, lembrou Fernando...

Cidades

Caminhão fica entalado em tesourinha no fim da Asa Norte

Um caminhão ficou preso, na tarde desta quinta-feira (14/11), na tesourinha que desce da 115/116 Norte...