Um plano operativo foi montado para acompanhar, em tempo real, o andamento da aplicação das provas do Concurso Público Nacional Unificado, conhecido como Enem dos Concursos, que ocorrerá neste domingo (18). As ações serão equipadas em novas cidades de Goiás, onde os testes serão realizados: Aparecida de Goiânia, Catalão, Goianésia, Goiânia, Iporá, Itumbiara, Mineiros, Porangatu e Rio Verde.
Equipes técnicas estarão em prontidão para mitigar riscos à segurança do sistema elétrico e prevenir situações que possam comprometer o fornecimento de energia. O objetivo principal é manter a qualidade do serviço prestado durante o período das provas.
Estratégias foram elaboradas para organizar e padronizar as ações em 116 locais de prova, garantindo o funcionamento do sistema elétrico estadual. Os profissionais permaneceram 24 horas no Centro de Operações Integradas (COI), monitorando o sistema e coordenando as equipes em campo, para atender rapidamente qualquer intercorrência relacionada à rede elétrica. As inspeções nas redes e subestações serão intensificadas em áreas consideradas prioritárias.
O Concurso Público Nacional Unificado, que oferece mais de 6 mil vagas para 21 órgãos federais, é um dos maiores do país, com mais de 2 milhões de inscritos de todas as regiões. Cerca de 150 profissionais estarão envolvidos no monitoramento e na prontidão para garantir que o fornecimento de energia não seja interrompido, garantindo assim a tranquilidade necessária para a realização das provas.
Por fim, foram divulgadas dicas para evitar problemas na rede elétrica, incluindo a importância de não dirigir após consumir álcool para evitar colisões com postes, a necessidade de comunicar emergências elétricas à central de atendimento, e a recomendação de evitar lançar objetos na rede ou instalar acessórios próximo a ela.
A expectativa é que, com o plano operativo em vigor, as provas sejam aplicadas sem contratempos, permitindo que os candidatos se concentrem exclusivamente em seu desempenho.