A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prendeu, na manhã desta quinta-feira (22/8), um suspeito de furtar cabos de energia de torres de telefonia da capital do país. De acordo com as investigações, os crimes ocorreram entre junho e agosto deste ano.
O primeiro furto ocorreu em 28 de junho, por volta das 17h, na torre de telefonia no Núcleo Rural Alexandre Gusmão, na zona rural de Brazlândia. O furto foi cometido por três pessoas, e a ação foi captada por câmeras de segurança do local.
Por meio do rastreamento do carro usado no crime e da análise dos dados fornecidos pela empresa furtada, agentes da 18ª Delegacia de Polícia (Brazlândia) identificaram os criminosos. Todos eram prestadores de serviço autônomos.
Os investigadores apuraram que um dos presos praticou outros dois furtos de cabos de energia em outra torre de telefonia, na Quadra 102 do Recanto das Emas. Os furtos ocorreram em 12 e 18 de agosto, às 13h e 9h respectivamente.
“O furto de cabos de energia e de telefonia é crime emergente e impacta diretamente na vida das pessoas e na lucratividade das empresas. Quando elas conversam diretamente com a Polícia Judiciária e preservam os vestígios, a chance de identificação dos autores aumenta significativamente”, disse Fernando Cocito, delegado-chefe da 18ª DP.
Os mandados de prisão foram expedidos pelo Juiz da Vara Criminal e do Tribunal do Júri de Brazlândia. A PCDF segue apurando a participação de outros criminosos nos furtos praticados na torre do Recanto das Emas.