terça-feira , 26 novembro 2024
Início Cidades Conheça cidade goiana que é a segunda menor do país.Cidade tem menos de mil moradores
Cidades

Conheça cidade goiana que é a segunda menor do país.Cidade tem menos de mil moradores

21

“A melhor cidade do estado de Goiás”, afirmou o aposentado Joaquim Aparecido Rosa, de 64 anos, ‘nascido’ e ‘crescido’ em Anhanguera, no sudoeste goiano. Com 921 habitantes, o município é o segundo menor do Brasil, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O IBGE publicou nesta quinta-feira (29) a estimativa da população de cada um das mais de 5 mil cidades brasileiras em 2024. Conforme o levantamento, o país tem 212,6 milhões de habitantes. O município mais populoso é São Paulo, com mais de 11 milhões de moradores, e Goiânia ficou em 10º lugar, com 1,4 milhão.

Para além do movimento intenso das capitais e das cidades grandes, o Instituto destacou quais são as cidades com menos moradores. Serra da Saudade, em Minas Gerais, é a menor cidade do país, com 854 habitantes, Anhanguera é a segunda, com 921, e Borá, em São Paulo, é a terceira menor, com 928 moradores.

Anhanguera

Anhanguera surgiu após a chegada da estrada de ferro na região sudoeste de Goiás, em 1913, e se desenvolveu como núcleo populacional, apesar da resistência do Coronel Onofre Ferreira, dono das terras que constituem a cidade. O município teve sua emancipação política em 05 de novembro de 1953.

Com 70 anos, a cidade recebeu o nome de Anhanguera como, segundo a prefeitura, um “eco”, uma forma de manter viva as línguas indígenas que carregam o legado ancestral do município, mantém as imagens e histórias do passado e convidam os curiosos a conhecer as tradições que moldam a comunidade.

Pensando nesse convite, o g1 conversou com os moradores e anhanguerinos para saber: como é viver em Anhanguera, que é famosa por ser um dos menores colégios eleitorais do país?

Nascido e criado na cidade, o servidor público Alexandro Silva, de 35 anos, contou que Anhanguera é uma cidade tranquila e muito acolhedora. Além disso, destacou que não pensa em mudar de cidade:

O aposentado Osvaldo Aguiar, de 80 anos, que é anhanguerino e se orgulha em dizer que os pais e os nove irmãos nasceram na cidade, chamou o município de interior moderno, onde todos se conhecem:

Além da segurança, Alexandro e Osvaldo destacam a saúde, infraestrutura, educação e serviço social na cidade, o que melhora a qualidade de vida dos moradores. Segundo a prefeitura, Anhanguera tem Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,725 e Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 10.036 mil.

Notícias relacionadas

Cidades

Barragem do Descoberto atinge capacidade máxima

O reservatório do Descoberto atingiu, neste domingo (24/11), a capacidade máxima de armazenamento...

Cidades

Justiça do Distrito Federa é ágil para julgar feminicídios

A advogada, Kênia Sousa esbanja sorrisos ao falar da sua única filha,...

Cidades

Emater-DF promove curso de decoração em biscoitos natalinos

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) ...

Cidades

Saída temporária nesta quinta (21/11) vai alterar trânsito

A Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape-DF) informou que nesta...