quinta-feira , 23 janeiro 2025
Início Diversos Potências do agro estão entre os municípios com a maior incidência de incêndios em Goiás
Diversos

Potências do agro estão entre os municípios com a maior incidência de incêndios em Goiás

24

Sete dos 20 municípios considerados os maiores produtores de grãos e agropecuária de Goiás estão entre as cidades com a maior incidência de incêndios no estado. Responsáveis pela produção de 19,1 milhão de cabeças de gado ao longo de 2023, Rio Verde, Itumbiara e Mineiros somam 843 ocorrências de incêndio em 2024, conforme o Corpo de Bombeiros. 

Os municípios também foram responsáveis, ao lado de Catalão, Quirinópolis, Luziânia e Santa Helena de Goiás, por produzirem 1,7 milhão de toneladas de grãos no ano passado, de acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Juntas, as cidades correspondem por 1.676 dos registros de incêndios contabilizados pelo Corpo de Bombeiros neste ano. 

Entre os municípios citados, Catalão e Rio Verde lideram a lista com 367 e 337 ocorrências, respectivamente. No ranking geral da corporação, as cidades perdem apenas para Goiânia (1.430), Aparecida de Goiânia (628) e Anápolis (399) – as cidades mais ricas de Goiás. Ao todo, foram registrados mais de 9,1 mil incêndios em Goiás em pouco mais de oito meses (veja lista completa de cidades abaixo). 

Incêndios criminosos e garimpo

A agropecuária está ligada diretamente no alto índice de incêndios nos municípios devido às atividades de desmatamento, seja com o uso de máquinas e até de fogo. Mineiros, Itumbiara e Morrinhos, por exemplo, ocupam a 2º, 8° e 9º posição, respectivamente, entre os maiores produtores de grãos de Goiás, conforme o IBGE. Eles também figuram como 1º (Mineiros), 4° (Mineiros) e 17° (Itumbiara) no ranking de produtores de gado do estado. 

Já Luziânia, que contabilizou 189 incêndios, há ainda outro fator que pode ter influenciado as chamas: o garimpo ilegal, considerado uma atividade com alto potencial de poluição e de degradação ambiental. O município está entre as oito cidades cuja atividade foi flagrada em Goiás, em 2024.

O estado, porém, ainda vive uma onda de incêndios criminosos. Apenas a Polícia Civil (PC) possui mais de 140 procedimentos em aberto em todo o estado para apurar condutas voltadas a este tipo de crime, de acordo com o delegado Luziano Carvalho, titular da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema).

“Estamos perdendo para os incêndios. Os incêndios estão tomando conta de todo o Brasil. Tem desmatamento demais, qualquer coisa pega fogo”, afirmou.

Notícias relacionadas

Diversos

Receita faz megaoperação para combater sonegação em estabelecimentos do DF

Auditores da Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec) realizam, na noite...

Diversos

Casos de Dengue Sorotipo 3: Alerta e Prevenção em Cidades de Goiás

Dengue tipo 3: entenda riscos da doença que voltou a ser registrada...

Diversos

Inscrições para colônia de férias do Planetário abrem nesta segunda (20/1)

Estão abertas, a partir desta segunda-feira (20/1), as inscrições para 10ª edição...