A cidade de Senador Canedo segue avançando na segurança pública, e desta vez conquistou a sétima posição no ranking das cidades mais seguras de Goiás, conforme o Anuário 2024 da MySide. O município supera grandes cidades como Goiânia e Itumbiara, com uma taxa de 22,4 assassinatos por 100 mil habitantes.
No cenário regional, Senador Canedo ocupa o 12º lugar no Centro-Oeste. A análise é baseada em dados do IBGE, do Ministério da Saúde, de acordo com padrões de metodologia estatística utilizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
De acordo com o comandante da Guarda Municipal, Alexandre Ribeiro, os investimentos realizados na corporação, em conjunto com o trabalho realizado em parceria com a Polícia Militar, são uma das causas dessa conquista.
“Muita coisa mudou na Guarda Municipal. A localização da nossa sede foi transferida para o centro da cidade, com instalações adequadas, salas de aula e academia própria. Tudo isso proporciona mais infraestrutura de trabalho, que se reflete em um tempo resposta muito mais rápido no atendimento às ocorrências”, afirmou o comandante.
Ele ainda citou outros reforços: como a convocação de mais de 70 novos guardas, a troca de todas as viaturas da GCM, aquisição de novas armas e implemento do plano de carreira da categoria.
“O resultado de tudo isso a população vê nas ruas. O estigma de cidade violenta ficou no passado. A taxa de crimes em Senador Canedo despencou de 2021 a 2023, ano após ano, graças não só ao investimento na infraestrutura e valorização da Guarda, mas também na implementação de mais de 1.500 câmeras de segurança, usando a tecnologia ao favor da cidade”, afirmou o prefeito Fernando Pellozo, citando relatório da Polícia Militar.
Recentemente, Senador Canedo também conquistou o primeiro lugar dentre as cidades que mais cresceram no país nos últimos dez anos, de acordo com o IBGE. Esse crescimento, impulsionado pelos polos industriais e comerciais do município, reflete o impacto positivo dos investimentos em infraestrutura e segurança pública.