Fachada do Condomínio RK, em Sobradinho
Durante sessão na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) dessa quarta-feira (27/11), deputados distritais criticaram a sentença do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) que determina a demolição de todas as construções do Condomínio Rural Residencial RK, em Sobradinho. A decisão da Vara do Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário também determina o pagamento de uma multa de mais de R$ 22 milhões imposta contra o condomínio em 2005 e deverá ser paga com juros e correções.
O presidente da Câmara, deputado Wellington Luiz (MDB), disse que a Casa confia no poder judiciário, no entanto, “é inaceitável que decisões como essa prevaleçam fazendo sofrer milhares de famílias que há 30 anos moram lá”. Afirmou ainda, que existem várias outras situações semelhantes no Distrito Federal.
O distrital Chico Vigilante (PT) também se posicionou em defesa do condomínio, ressaltando que muitos condôminos dedicaram suas vidas para erguer as casas que hoje estão sob ameaça devido a essa decisão. “Bota o grileiro na cadeia, mas a população não pode pagar pelo erro das autoridades que não fiscalizaram e pelo erro dos grileiros”, disparou. Ele também fez o seguinte questionamento: “Como é que um condomínio constituído há 30 anos não foi derrubado antes, os lotes foram vendidos e construídos com conveniência de todos, e agora um juiz dá uma decisão para derrubar sob pena de multa de 200 milhões?”
Deixe um comentário