Explorar Goiás nas férias (e ao longo do ano todo) é um programa para lá de especial. Isso porque você encontra paisagens naturais de encher os olhos e determinadas particularidades que fazem da sua viagem uma verdadeira aventura.
Afinal, já pensou em ir para um destino que se destaca na quantidade de cavernas? Já imaginou o quanto pode ser incrível explorar tudo isso?
Então, fica por aqui porque vamos te falar tudo sobre essa cidade.
Boa leitura!
Muito prazer, Vila Propício!
E veja, esta cidade em Goiás é conhecida por ter o segundo maior complexo espeleológico do Centro-Oeste. Sim, são dezenas de cavernas e grutas que atraem turistas do Brasil e do mundo.
A saber, Espeleologia é a ciência que estuda as cavidades naturais e outros fenômenos, nas vertentes da sua formação, constituição, características físicas, formas de vida, e sua evolução ao longo do tempo.
Vila Propício é um município brasileiro do interior do estado de Goiás, distante 207 km de Goiânia e sua população, de acordo com o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), era de 5.815 habitantes.
Foi elevado à condição de município em 27 de dezembro de 1995, desmembrando-se de Pirenópolis.
Ah, e quem nasce nesta pequena cidade de Goiás, é Propiciense, conforme consta no Portal da Prefeitura Municipal.
Você vê que em apenas poucos parágrafos são muitos detalhes interessantes que nem todo mundo sabe?
Origem do nome
O nome de Vila Propício é uma homenagem do fundador do povoado Luis Caiado de Godoi ao seu sogro Joaquim Propício de Pina o “Mestre Propício, como era conhecido por todos.
Mestre Propício era professor, comerciante, músico, escrivão e Secretário, e contribuiu muito para o crescimento do Município, fazendo jus ao nome Vila Propício.