quinta-feira , 23 janeiro 2025
Início Diversos Mapa irá atuar no fomento da cadeia sustentável do DF por meio do Polo de Irrigantes
Diversos

Mapa irá atuar no fomento da cadeia sustentável do DF por meio do Polo de Irrigantes

29

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Superintendência de Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (SFA-DF) e da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI), está apoiando e fomentando a agricultura do DF por meio do Polo de Irrigantes.

Os Polos de Agricultura são iniciativas do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) que consiste em um modelo para fomentar a agricultura por meio de ações de repasse de recursos para o desenvolvimento da produção, o planejamento de ações e a articulação com outros órgãos para o fomento da agricultura irrigada. Este é o 15º Polo de Irrigação, o reconhecimento foi publicado na última terça-feira (10) no Diário Oficial da União.

A SFA-DF atuou na elaboração da lista de cadastro de produtores de associações, cooperativas e federações locais que serão beneficiados. A oficina que oficializou a criação do Polo ocorreu em novembro e contou com a participação do superintendente, Aneilto Veras e do diretor Desenvolvimento das Cadeias Produtivas e de Indicações Geográficas, Clecivaldo Ribeiro.

“Após 25 anos, o Polo de Agricultura Irrigada no DF teve o reconhecimento, isso é muito importante para os agricultores e para o país. Por meio deste Polo, será possível aumentar a comercialização em nível nacional da produção do DF. Agora estamos articulando para a abertura de novos Polos”, destacou o superintendente Aneilto Veras.

Durante o encontro de Superintendentes de Agricultura e Pecuária (SFAs) ocorrido no início deste mês, Veras apresentou o projeto aos demais superintendentes, juntamente com a diretora de Irrigação do MIDR, Larissa Rêgo.

Os Polos visam o uso sustentável dos recursos hídricos assim como o fomento a novas políticas rurais, conforme explicou o coordenador do Polo no DF, Cristiano Varella, que é produtor rural e atuará na interlocução entre os Ministérios e demais órgãos. Além de permitir dobrar a produção, aumentar a comercialização e a expansão da agroindústria.

Notícias relacionadas

Diversos

Casos de Dengue Sorotipo 3: Alerta e Prevenção em Cidades de Goiás

Dengue tipo 3: entenda riscos da doença que voltou a ser registrada...

Diversos

Inscrições para colônia de férias do Planetário abrem nesta segunda (20/1)

Estão abertas, a partir desta segunda-feira (20/1), as inscrições para 10ª edição...