quarta-feira , 22 janeiro 2025
Início Diversos Casos de Dengue Sorotipo 3: Alerta e Prevenção em Cidades de Goiás
Diversos

Casos de Dengue Sorotipo 3: Alerta e Prevenção em Cidades de Goiás

6

Dengue tipo 3: entenda riscos da doença que voltou a ser registrada em cidades de Goiás após 17 anos

Segundo Secretaria de Saúde, foram registrados casos do tipo 3 em três cidades. Especialista explica riscos e o impacto da doença na vida dos goianos.

Secretaria da Saúde confirma casos de dengue sorotipo 3 em cidades de Goiás

Depois de 17 anos, a dengue do tipo 3 foi registrada em três cidades goianas: Anápolis, Goiatuba e Rio Verde, segundo a Secretaria de Saúde de Goiás. O médico infectologista Marcelo Daher explica os riscos da doença e o impacto dela no dia a dia dos goianos (veja abaixo).

Marcelo alerta para o desafio da circulação do vírus, destacando que a falta de imunidade da população ao tipo 3 pode resultar em uma epidemia. Ele salienta que, com um novo sorotipo em circulação, pessoas que já tiveram dengue 1 ou 2 podem ser afetadas pelo novo tipo.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Goiás, há 1.905 casos confirmados e 6 óbitos em investigação até o momento. A identificação do sorotipo 3 ocorreu em Goiatuba e Rio Verde em 2024, e até o momento, todos os pacientes estão curados. O único caso identificado em 2025 é referente a um paciente do Mato Grosso que estava em Anápolis temporariamente com a doença.

Os sintomas da dengue tipo 3 são semelhantes aos outros sorotipos do vírus, incluindo febre alta, dor de cabeça, dores musculares, manchas na pele, náuseas, entre outros. O médico destaca a importância da vacina, disponível na rede pública e privada, que protege contra os 4 sorotipos da doença. Ele ressalta a necessidade de prevenção, limpeza de quintais e vacinação, especialmente em crianças de 10 a 14 anos.

Para combater a proliferação da doença, a Secretaria de Saúde de Goiás manterá ações de controle do vetor, conscientização da população, além de ampliar o monitoramento dos casos e capacitação de servidores. A expectativa para 2025 é iniciar a borrifação domiciliar como estratégia de prevenção.

Em nota, a Secretaria informa que os casos de dengue tipo 3 foram identificados em Anápolis, Goiatuba e Rio Verde, com todos os pacientes curados. Reforça a importância da vacinação, limpeza dos ambientes e orientação da população para evitar a automedicação e procurar assistência médica em caso de sintomas. A prevenção e o cuidado são fundamentais para combater a dengue tipo 3 em Goiás.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Notícias relacionadas

Diversos

Inscrições para colônia de férias do Planetário abrem nesta segunda (20/1)

Estão abertas, a partir desta segunda-feira (20/1), as inscrições para 10ª edição...

Diversos

Mais uma perna humana é encontrada em estação da Caesb

Mais uma perna humana foi encontrada na estação de tratamento de esgoto...