Auditores da Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec) realizam, na noite desta quarta-feira (22/1), uma megaoperação para combater a sonegação fiscal em estabelecimentos comerciais do Distrito Federal.
Segundo a Receita, o foco da operação é o não pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Os auditores verificam a regularidade dos meios de pagamento utilizados, além de apurar o uso de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJs) diferentes em um mesmo estabelecimento, prática que pode caracterizar tentativa de burlar o fisco.
A fiscalização também está analisando a emissão de documentos fiscais de saída e a possível omissão na Declaração de Informações de Meios de Pagamentos (DIMP). Fintechs identificadas em autos de irregularidade estão sendo autuadas.
Ao todo, 50 auditores participam da ação, que busca não apenas identificar irregularidades, mas também desestimular práticas desleais e garantir uma concorrência justa no mercado. “Esse esforço possibilita que os recursos arrecadados sejam destinados ao financiamento de políticas públicas essenciais para o desenvolvimento do Distrito Federal”, afirmou a Receita, em nota.
Deixe um comentário