terça-feira , 29 abril 2025
Início Cidades Ponte pênsil Afonso Penna, entre Itumbiara e Araporã, poderá ser interditada. Pra não provocar acidentes
Cidades

Ponte pênsil Afonso Penna, entre Itumbiara e Araporã, poderá ser interditada. Pra não provocar acidentes

31

Entre duas cidades de Goiás, Itumbiara, e de Minas Gerais, Araporã, há uma bela ponte pênsil que ganhou o nome de um presidente da República — Afonso Penna.

A construção da ponte Afonso Penna foi iniciada em 1908 e concluída em 1909 — há 116 anos. Trata-se de um monumento histórico — de 140 metros de cumprimento —, mas ainda relativamente funcional.

De acordo com o deputado estadual Gugu Nader, do Avante, a ponte foi construída para passagem de veículos menores. “Porém, em 2018, o motorista de uma carreta bitrem, carregada com madeira, tentou atravessá-la e emborcou a ponte. Apesar de solta, continua sendo usada, o que prenuncia um acidente de maior gravidade.”

O parlamentar afirma que o Iphan em Minas e o Iphan em Goiás fizeram uma vistoria na ponte, com o apoio de engenheiros especialistas, e “concluíram que a ponte está solta e, portanto, não deve ser usada”.

Gugu Nader afirma que, ante a gravidade dos fatos, o Ministério Público Federal, por intermédio do procurador Raul Batista Leite, decidiu investigá-los. Na segunda-feira, 24, o Iphan, de Minas e Goiás, reuniu-se com o MPF.

“O MPF queria interditar a ponte de imediato, dado o risco de algum acidente grave. Pedi a união de todos para restaurar a ponte, que, além de ser um patrimônio histórico, interliga a população de duas cidades, que, mesmo pertencendo a Estados diferentes, são ‘irmãs’ e mantêm contato. Fui atrás do senador Vanderlan Cardoso (PSD) e ele me disse que a Codevasf tem recursos para modernizar e reformar a ponte”, relata Gugu Nader.

O deputado sublinha que ficou definido que as prefeituras de Itumbiara e de Araporã vão cuidar do processo licitatório, em caráter de urgência, para fazer a reforma da ponte, as adequações. “Se não fizerem, a ponte será interditada. A Prefeitura de Araporã aceitou o acordo. Falta a manifestação do prefeito de Itumbiara, Dione Araújo”, assinala Gugu Nader. (E.F.B.)

Notícias relacionadas

Cidades

Frota de ônibus do DF ganhará mais 200 veículos, anuncia secretário

Um estudo feito pelo Instituto Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte (MDT)...

Cidades

Não é falta de dinheiro, é prioridade política’, diz especialista em seminário sobre tarifa zero no DF  

Nesta sexta-feira (25), urbanistas, pesquisadores e parlamentares se reuniram na Câmara Legislativa...

Cidades

Motorista em Anápolis afirma que Google Maps o influenciou a se envolver em acidente

Um motociclista, de 19 anos, foi atropelado por um caminhão na manhã...