As siamesas Kiraz e Aruna, de 1 anos e 6 meses, enfrentam febre alta e estão entubadas após 19 horas de cirurgia para separação, segundo o médico responsável, Zacharias Calil. O procedimento contou com a participação de 16 especialistas e com uma equipe multidisciplinar de 50 profissionais, segundo o Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (HECAD).
A separação foi iniciada na manhã de sábado (10) e terminou às 4h20 da madrugada de domingo (11). As duas eram unidas pelo tórax, abdômen e bacia e seguem internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
No boletim divulgado no domingo, o hospital destacou que as duas estão em observação, com estado geral estável, uso de ventilação mecânica e dieta zero. “A equipe multiprofissional segue acompanhando atentamente a evolução das pacientes, considerando o pós-operatório como uma fase crítica que requer monitoramento contínuo”, informou a nota.
O médico goiano chegou ao seu 23° procedimento de separação de gêmeos siameses e o 2º no Hecad. A preparação para o procedimento começou há 6 meses, quando foi realizada a primeira cirurgia de pré-separação, onde as meninas receberam expansores de pele.
Deixe um comentário