O município goiano de Itaberaí, a cerca de 100 km de Goiânia, está no topo do ranking do IBGE e agora é oficialmente a cidade com mais aves no Brasil. Com 16 milhões de galináceos, Itaberaí lidera o ranking nacional dos municípios com maior plantel de aves, superando cidades de tradição na avicultura como Santa Maria de Jetibá (ES) e São Bento do Una (PE).
Os dados, referentes a 2023, fazem parte da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento mostrou ainda que o Brasil atingiu um recorde histórico: 1,6 bilhão de aves em todo o território nacional.
A liderança de Itaberaí se deve à forte atuação na produção de frangos de corte. Segundo a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás, o município possui uma cadeia produtiva “altamente estruturada, que opera com eficiência e que segue padrões internacionais de sanidade e qualidade”. Além disso, empresas exportadoras de carne de frango instaladas na região impulsionam ainda mais o setor.
Em 2025, entre janeiro e abril, antes do primeiro caso de gripe aviária ser registrado no país, Goiás exportou mais de 91 mil toneladas de carne de frango, um crescimento de 15,6% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
A confirmação do primeiro foco de influenza aviária em uma granja comercial brasileira, em Montenegro (RS), na última sexta-feira (16), trouxe apreensão ao setor. Embora o caso tenha ocorrido longe dos grandes centros produtores, países como China e União Europeia suspenderam temporariamente as importações de frango e ovos como medida preventiva. Em resposta, o Governo de Goiás decretou situação de emergência zoossanitária, mesmo sem registro da doença no estado.
Deixe um comentário