Em encontro com os atletas da 31ª Caminhada Ecológica, nesta quinta-feira (01/08), o governador Ronaldo Caiado destacou a importância da preservação do Cerrado. Acompanhado da primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, ele recebeu a equipe, no salão Dona Gercina, no Palácio das Esmeraldas. Os 26 participantes saíram de Trindade no dia 23 de julho e chegaram à Aruanã, no dia 27, depois de passarem por 11 municípios.
“Os atletas percorreram 310 quilômetros debaixo de sol, durante o dia, e frio à noite, para levar à Aruanã o sentimento da importância da preservação do nosso Cerrado. Goiás é um dos estados com menor percentual de desmatamento do país, então estamos conseguindo dar o recado”, ressaltou Caiado.
Em uma realização do Grupo Jaime Câmara, por meio do jornal O Popular e do Serviço Social do Comércio (Sesc), a gerente de Projetos do Grupo, Brícia Rocha, ressaltou que o trabalho em equipe entre a sociedade civil, atletas e o Governo de Goiás, torna o projeto especial e eficaz. “A Caminhada é mais que um evento, é um movimento que une pessoas em prol de um objetivo comum, a conservação do nosso Cerrado, este bioma tão rico e diverso que merece nossa atenção e cuidado”, enfatizou.
Este ano o tema da caminhada foi “Cuidar do Cerrado: Tem que ser agora”. Os atletas fizeram um longo percurso a pé, passando por Trindade, Goianira, Brazabrantes, Caturaí, Inhumas, Itauçu, Itaberaí, Goiás, Faina, Araguapaz e Aruanã. Eles caminharam cerca de 60 quilômetros por dia. O objetivo do evento é conscientizar sobre a preservação do Cerrado e do Rio Araguaia.
O representante da coordenação do projeto, Rui Rocha, afirmou que os atletas são os “heróis” da Caminhada Ecológica, sendo esta uma “prova de resistência e amor à natureza”.