Fortes chuvas atingiram o Distrito Federal desde segunda, causando alagamentos com prejuízos e transtornos para os moradores, especialmente na região de Ceilândia e da Asa Norte — onde uma árvore de médio porte caiu, ontem, e atingiu dois carros que estavam no estacionamento. Ruas alagadas, imóveis invadidos pela água e muros derrubados são alguns dos estragos que geraram queixas entre a população, que relatou sobre a dificuldade para se locomover e a perda de bens pessoais.
De acordo com a Secretaria de Obras, em 2024, uma série de ações foram realizadas em vários locais do DF para ampliar a capacidade de drenagem e minimizar os impactos das chuvas. A pasta destaca algumas intervenções de infraestrutura, como a instalação mais de 30km de redes de drenagem em regiões como Vicente Pires, Sol Nascente e Guará Park. A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) também informou que intensificou a manutenção de bocas de lobo e das lagoas de detenção, além de ampliar o sistema de captação de águas pluviais em áreas como Asa Norte e Cruzeiro.
Queda de árvore
O bancário Ciro Jordano, 37 anos, foi um dos que teve o veículo atingido na hora da queda da árvore próximo à Escola Classe 403 Norte. Ao Correio, ele disse que chegou na escola por volta das 12h30, para buscar o filho. “Entrei no carro e estava manobrando. Foi tudo muito rápido, até entender que é uma árvore que está caindo, já aconteceu”, relatou. Galhos da árvore amassaram o capô, além de atingir o para-brisa e o retrovisor do veículo.
O carro da diretora da unidade escolar, Shirley Santana, foi o que ficou mais destruído com a queda. Ela contou para a reportagem que estava em um evento da escola no momento do acidente. “Me ligaram para contar o que tinha acontecido. Fiquei preocupada, pois foi bem na hora da saída das crianças”, destacou. A Novacap foi acionada para a remoção da árvore e para a limpeza do local. O Corpo de Bombeiros do DF chegou ao local para a retirada da árvore e informou que, apesar dos danos materiais, não houve feridos.
Deixe um comentário