O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) emitiu um alerta devido à queda acentuada da umidade relativa do ar em várias regiões do estado, acompanhada de temperaturas máximas em elevação. Este cenário coloca diversas cidades em estado de alerta pelos riscos à saúde pública e pelo aumento potencial de queimadas.
Conforme o boletim divulgado pelo Cimehgo, a previsão para os próximos dias indica que a umidade relativa do ar atingirá níveis críticos durante a tarde, variando entre 21% e 75%, dependendo da região. Em Anápolis, a umidade mínima deve ficar em torno de 22%, enquanto em Goiânia foi registrado o dia mais seco do ano, com apenas 15% de umidade, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A situação de ar muito seco é comum nesta época do ano, mas a umidade tem caído progressivamente. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o nível ideal para o organismo humano varia entre 40% e 70%, tornando os atuais índices alarmantes. Além da baixa umidade, está prevista uma queda nas temperaturas, o que pode agravar os efeitos do clima seco.