Versatilidade, alta eficiência e ampla capacidade de carga são algumas dos atributos do novo helicóptero do Grupo de Radiopatrulha Aéreo (Graer) da Polícia Militar (PM). A aeronave foi entregue pelo Governo de Goiás e está operando desde a última segunda-feira (09).
Apelidado de Falcão 03, o helicóptero é um AS350 modelo B3 (Esquilo), e foi locado por R$ 5 milhões, para um período inicial de um ano. Ela será empregada em operações policiais na capital e no interior, além da atuação em buscas e salvamentos.
Conhecida por ser amplamente utilizada em ações feitas pela polícia de todo o mundo, o modelo tem autonomia de voo de até 3 horas e 30 minutos e pode operar com até seis pessoas a bordo, incluindo o piloto.
Outro destaque se deve a capacidade de carga do modelo, que pode chegar até 2.150 kg – permitindo uma quantidade representativa de equipamentos, tripulação e combustível.
Além disso, o helicóptero porta um farol de busca noturno, que promete ajudar durante operações ocorridas à noite.
“Ele será utilizado em grandes eventos durante a noite, como jogos de futebol e outras situações que exijam o uso da aeronave”, disse o subcomandante do Graer, capitão Artur Souza Valdemar, ao G1.