segunda-feira , 18 novembro 2024
Início Diversos Contaminação por diarreia aguda, surto já registrado em 12 cidades de Goiás.Saiba como evitar
Diversos

Contaminação por diarreia aguda, surto já registrado em 12 cidades de Goiás.Saiba como evitar

26

Devido ao surto de diarreia aguda já registrado em 12 cidades de Goiás, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) orienta alguns cuidados para evitar a contaminação. A doença tem sido causada pela bactéria Escherichia coli – encontrada em amostras coletadas nos municípios.

Uma das medidas emitidas pela pasta para prevenção é lavar as mãos com frequência, principalmente antes das refeições e após usar o banheiro.

O órgão também salienta que a ingestão deve ser feita apenas de água tratada. Outra recomendação é consumir alimentos que estejam bem cozidos.

A secretaria ainda recomenda que os alimentos sejam mantidos em locais adequados, a fim de garantir a proteção contra insetos.

Por fim, aqueles que estiverem com sintomas como diarreia, vômitos, febre e dor abdominal, devem procurar um atendimento médico para os respectivos diagnósticos e cuidados.

Cenário estadual 

De acordo com a SES, até o momento, 12 cidades estão passando por surto de diarreia aguda. Dentre elas, estão: Aruanã, Britânia, Cachoeira Alta, Campos Belos, Cavalcante, Diorama, Goiatuba, Minaçu, Monte Alegre de Goiás, Nova Crixás, Palmeiras de Goiás e São Miguel do Araguaia.

Conforme informou a pasta, a doença pode ter sido causada devido a presença de poços irregulares em terrenos particulares. No momento, o órgão investiga se a contaminação também está em rios e em outras fontes de água subterrânea, como lixões.

Os primeiros surtos foram registrados em junho de 2024 nas cidades de Campos Belos, Cavalcante e Monte Alegre de Goiás, onde foram detectadas a presença da bactéria chamada Escherichia coli – que torna a água imprópria para o consumo.

Notícias relacionadas

Diversos

Olhar social através da moda

A Bracell, uma das maiores produtoras de celulose do Brasil, reafirmou seu...

Diversos

Vítima de feminicídio levou facadas na região do rosto e pescoço

Maria Mayanara Lopes Ribeiro, de 21 anos, foi vítima de feminicídio na...

Diversos

Agressões e falta de comida: polícia investiga denúncias de maus-tratos em creche particular

Mães e pais denunciaram maus-tratos contra os filhos em uma creche particular...