quinta-feira , 1 maio 2025
Início Diversos Corpo de Bombeiros do DF dá início à Operação Verde Vivo 2025
Diversos

Corpo de Bombeiros do DF dá início à Operação Verde Vivo 2025

6

O Corpo de Bombeiros (CBMDF) deu início, nesta quarta-feira (30/4), à Operação Verde Vivo 2025, ação estratégica para prevenir e combater incêndios florestais durante o período de estiagem. A cerimônia de lançamento foi realizada na Praça do Buriti, com a presença da vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, além de militares do Grupamento de Proteção Ambiental (GPRAM).  

A operação mobilizará cerca de 1.000 militares, que atuarão em três fases: prevenção, combate e avaliação. Durante a fase inicial, serão realizadas campanhas educativas, fiscalizações ambientais e queimadas controladas para reduzir o material inflamável em áreas de risco. Na etapa de combate, as equipes utilizarão viaturas especializadas, aeronaves e tecnologia de georreferenciamento para monitorar e agir rapidamente em focos de incêndio

O Tenente-Coronel Vicente, Comandante do GPRAM do CBMDF, explicou que os desafios climáticos exigem uma resposta eficiente do Corpo de Bombeiros. “No Distrito Federal, essa realidade é acentuada por um regime climático rigoroso, caracterizado por altas temperaturas e níveis extremos de baixa umidade relativa do ar”, disse. 

Em 2024, o DF registrou 167 dias sem chuva e 8.554 ocorrências de incêndios em vegetação. Para enfrentar cenários semelhantes este ano, a operação contará com 180 militares especializados empregados diariamente, 30 viaturas e ferramentas de monitoramento contínuo. “É uma das maiores operações do país em recursos humanos e logística”, afirmou o tenente-coronel.  

A vice-governadora destacou a importância da atuação integrada das forças de segurança e o trabalho dos bombeiros em situações críticas. “Ninguém chama o bombeiro quando está tudo bem. Eles atuam em acidentes, incêndios e salvamentos, sempre com coragem”, comentou.  Celina Leão também reforçou a importância da denúncia contra crimes ambientais. “Precisamos da ajuda da população para evitar incêndios criminosos”, disse.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Notícias relacionadas

Diversos

Governo de Goiás participa do 4º Festival do Cordeiro em Hidrolândia

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura,...

Diversos

Espetáculo “Descolados” leva temas da adolescência a três cidades

O espetáculo Descolados, da Cia Stars, chega a Aparecida de Goiânia nesta terça-feira (29/04),...

Diversos

Secretaria de Agricultura apreende duas toneladas de carne

Uma operação realizada pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF) apreendeu...

Diversos

Feriado: Ibaneis decreta ponto facultativo no GDF em 2 de maio

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), decretou ponto facultativo para o...