Na próxima segunda-feira (3/6), a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) realizará a 13ª edição do Dia da Mulher. A iniciativa, destinada a mulheres em situação de vulnerabilidade social, econômica ou vítimas de violência, é realizada toda primeira segunda-feira do mês. Desta vez, serão oferecidos serviços gratuitos de ginecologia, psicologia e fisioterapia, em parceria com o Centro Universitário de Brasília (CEUB). O Dia da Mulher ocorrerá das 8h às 17h no Nuclão da DPDF, localizado no Setor Comercial Norte (SCN), Quadra 1, Edifício Rossi Esplanada Business, Asa Norte, próximo ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran).
Para a coordenadora do evento e Subdefensora Pública-Geral, Emmanuela Saboya, a parceria com o CEUB é fundamental para proporcionar orientações sobre prevenção e cuidado da saúde da mulher. “Ao unir forças para proporcionar serviços essenciais de saúde para o público feminino, as instituições não apenas melhoram a qualidade de vida das pessoas atendidas, mas também promovem a equidade em saúde e fortalecem a rede de proteção, exemplificando como ações integradas e colaborativas podem ter um impacto significativo na promoção da justiça social e na redução das desigualdades”, destacou Emmanuela.
Desde maio de 2023, o Dia da Mulher da Defensoria Pública do DF já realizou quase 15 mil atendimentos em suas 12 primeiras edições. Caso a primeira segunda-feira do mês seja feriado, a ação é realizada no primeiro dia útil subsequente.
Serviços gratuitos em muitas áreas
O Dia da Mulher oferece diversos serviços gratuitos para atender várias áreas de interesse do público feminino em situação de vulnerabilidade. No campo jurídico, a iniciativa oferta atendimentos de conciliação e mediação, orientação jurídica, iniciais de Família e de Fazenda Pública, acompanhamento processual, exames de DNA e atendimento psicossocial. Os serviços são prestados pela Subsecretaria de Mediação e Cultura de Paz (Semed), pelo Núcleo de Assistência Jurídica de Santa Maria, pelo Núcleo de Assistência Jurídica de Iniciais e pelo Núcleo da Fazenda Pública da DPDF. Além disso, há a prestação de assistência psicossocial, por meio da Subsecretaria de Atividade Psicossocial (Suap).