Embora existam várias formas de gerenciar a ansiedade, como exercícios físicos, terapia e meditação, a alimentação também desempenha um papel importante. Escolher a dieta e alimentos certos pode ajudar a reduzir os sintomas e promover uma sensação de bem-estar.
De acordo com a psiquiatra nutricional da Universidade de Harvard, Uma Naidoo, adotar uma dieta balanceada, beber água suficiente e limitar ou evitar álcool e cafeína, pode contribuir significativamente para a manutenção da sua saúde mental.
Por exemplo, carboidratos complexos são metabolizados mais lentamente e, portanto, ajudam a manter um nível de açúcar no sangue mais uniforme, o que cria uma sensação de calma”, destaca a especialista em um artigo para a Harvard Health Publishing.
Ainda de acordo com ela, uma dieta rica em grãos integrais, vegetais e frutas é mais benéfica para a saúde do que consumir muitos carboidratos simples presentes em alimentos processados.
O horário das refeições também desempenha um papel importante. Naidoo desaconselha pular refeições, pois isso pode causar quedas nos níveis de açúcar no sangue. Essas flutuações podem levar a sensações de irritabilidade, nervosismo e agravar a ansiedade já existente.