Equipe da secretaria municipal de Educação (Semed) viajou na terça-feira (1º) até as comunidades Piracãoera de Baixo e Piracãoera de Cima, na região de várzea, para conhecer duas iniciativas da sociedade civil organizada de onde produtos irão compor o cardápio da alimentação escolar dos alunos da rede pública do município de Santarém, oeste do Pará. A região de várzea conta com 38 escolas municipais e cerca de 2.000 alunos.
A ação é parte de uma Estratégia, instituída por meio do Decreto presidencial nº 11.822, de 12 de dezembro de 2023 e tem como objetivo ampliar a produção, acesso e consumo de alimentos saudáveis, priorizando os territórios periféricos urbanos e populações em situação de vulnerabilidade e risco social.
Santarém é uma das 60 cidades prioritárias para receber apoio técnico e financeiro do governo federal no primeiro ciclo de implementação da Estratégia, que inclui todas as capitais brasileiras e todos os municípios das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste com 300 mil habitantes.
A equipe técnica da Semed foi representada pela Coordenadora do Núcleo Técnico de Alimentação Escolar (NAE) Vanda Maia, Engenheiro Agrônomo Eduardo Serique, Pedagoga e Coordenadora das ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), Iara Ferreira, Nutricionista Mayara Matos e ainda Suelen Walesca, representando o Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CAE).
Também estiveram presentes a secretária de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito, a Coordenadora de Equipamentos de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Natália Oliveira e Alexandre Ramos, do Instituto Comida do Amanhã.
Deixe um comentário