A capital Goiana entrou na lista das cidades de Goiás que estão com surtos de diarreia aguda. Outros 15 municípios enfrentam o problema. Goiás já registrou, no total, cerca de 3.041 casos da doença, conhecida como Diarreia Aguda (DDA), de acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO). Em principal nesses meses, Agosto e Setembro, é esperado o aumento de casos.
De acordo com a SES, os municípios ativos com o surto da doença são: Campos Belos, Cavalcante, Monte Alegre, São Miguel do Araguaia, Nova Crixás, Aruanã, Britânia, Cachoeira Alta, Goiatuba, Caturaí, Caldas Novas, Porangatu, Goiânia, Inhumas, Trindade e Firminópolis. Ainda segundo a secretaria, o município de Campos Belos obteve o maior número de casos notificados. Agora o município começou a apresentar quedas nas notificações de 30,4%. A cidade teve 110 casos na semana 31; já na semana 32, o registro foi de 48 casos.
Sintomas
Geralmente, a diarreia aguda é um quadro de manifestações intestinais, podendo conter vômitos e cólicas, iniciando de forma súbita e durando, em média, cerca de sete dias. Na grande maioria dos casos, pode ser autolimitada e tende a uma recuperação com medidas básicas de reidratação e também uma alimentação mais leve.
Podem existir muitos agentes causadores, como um vírus. Às vezes, a bactéria pode habitar o intestino sem causar nenhum dano, mas, na maioria dos casos, deixam rastros. É possível também ter contato com a bactéria por meio de alimentos e água contaminada, ou por contato com pessoas que já estão com a doença.