quinta-feira , 8 maio 2025
Início Cidades Goiás receberá 76 novos profissionais do Mais Médicos
Cidades

Goiás receberá 76 novos profissionais do Mais Médicos

6

Governo Federal lançou um novo edital do Mais Médicos, com 3.174 vagas para fortalecer a atenção primária no Sistema Único de Saúde (SUS). As inscrições seguem abertas até o dia 8 de maio, contemplando 1.620 municípios e 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) em todas as 27 unidades federativas e podem ser feitas aqui. A prioridade é atender áreas de alta e média vulnerabilidade, com foco em municípios de pequeno e médio porte.

Em Goiás, serão 76 novas vagas distribuídas em 42 municípios, com destaque para Luziânia, que receberá sete médicos. Entre as cidades goianas, 24 estão classificadas como de alta ou média vulnerabilidade, reforçando a presença de profissionais em áreas que tradicionalmente enfrentam escassez de médicos. A meta é garantir atendimento de qualidade e fortalecer o SUS no interior do estado. 

Os profissionais interessados devem se inscrever de acordo com seu perfil: médicos formados no Brasil, médicos brasileiros formados no exterior ou médicos estrangeiros habilitados. Estes últimos precisam passar pelo Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv), que inclui treinamento em situações de urgência, emergência e doenças prevalentes nas áreas atendidas.

Os médicos selecionados irão integrar as equipes de Saúde da Família, promovendo cuidados primários próximos à comunidade. Esse modelo é essencial para prevenir doenças e reduzir a sobrecarga nos hospitais, além de facilitar o acesso a exames e tratamentos especializados quando necessário. As informações dos pacientes são registradas no Prontuário Eletrônico (e-SUS APS), permitindo maior integração entre os diferentes níveis de atendimento.

Além de ampliar o acesso à saúde, o programa oferece oportunidades de formação para os profissionais, incluindo especialização em Medicina de Família e Comunidade, mestrado e doutorado em Saúde da Família. Essa qualificação contínua é vista como um dos pilares do Mais Médicos, garantindo profissionais capacitados para atender as necessidades das populações mais vulneráveis.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Notícias relacionadas

Cidades

Pecuária de Goiânia 2025 terá entrada gratuita em 11 dias de festa pela primeira vez: veja a programação de shows

Pela primeira vez, a tradicional festa da Pecuária de Goiânia terá entrada gratuita. Nesta...

Cidades

Vereador aciona PM após procurador da Câmara de Goiânia apontar arma para assessor

Uma suposta discussão por vaga de estacionamento resultou em confusão na manhã...

Cidades

Parque Diversom circula com novos brinquedos por três cidades do DF

Com uma proposta que une arte, brincadeira e escuta sensível, o Parque...

Cidades

Porto Velho encara o Goiânia fora de casa em busca da reação na Série D

O Porto Velho volta a campo neste sábado pressionado pelos últimos resultados....