O Governo de Goiás abriu processo de licitação para contratar uma empresa especializada na instalação de um sistema de videomonitoramento com uso de inteligência artificial (IA). O objetivo é reforçar a segurança pública em cidades estratégicas da Região Metropolitana do Entorno do Distrito Federal e em pontos da capital. A equipe responsável fará a seleção por meio de pregão eletrônico, com recebimento de propostas até às 8h do dia 19 de maio.
Coordenado pela Subsecretaria de Energia, Telecomunicações e Cidades Inteligentes da Secretaria-Geral de Governo (SGG), o processo licitatório está disponível no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP) e será conduzido no modelo aberto, com julgamento pelo menor preço por lote, conforme o Edital nº 193/2024.
Cidades
O projeto contempla a instalação de 564 câmeras inteligentes em locais como Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Formosa, Luziânia, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso de Goiás, na Rua 44, em Goiânia, e também na cidade de Goiás. As câmeras contarão com funções avançadas, como reconhecimento facial e leitura automática de placas, o que facilitará a identificação de veículos suspeitos e foragidos da Justiça.
Segundo o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, o investimento representa um salto na modernização do aparato de segurança do estado. “Estamos levando o que há de mais avançado no mundo para o monitoramento por vídeo com inteligência artificial. Isso vai colaborar diretamente com as forças de segurança e reforçar a sensação de proteção para a população”, afirmou.
Além da instalação dos equipamentos, a empresa vencedora será responsável por treinar equipes, fornecer suporte técnico, realizar manutenção, garantir conectividade e prestar operação assistida durante cinco anos. O valor estimado do contrato é de R$ 90,7 milhões.
Deixe um comentário