sábado , 10 maio 2025
Início Cidades HGG realiza cirurgia craniofacial inédita em Goiás
Cidades

HGG realiza cirurgia craniofacial inédita em Goiás

7

O Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi – HGG realiza neste sábado, 10 de maio, uma cirurgia de remodelação de ossos cranianos, ou craniossinostose, uma anormalidade congênita que causa má formação no formato do crânio. A paciente, uma jovem de 13 anos, será a primeira a realizar este procedimento em uma unidade da rede pública de Goiás. A cirurgia está prevista para começar de manhã e deve se estender até o início da tarde. É considerada de alta complexidade, podendo levar até seis horas de duração.

O procedimento será realizado pela médica Vera Lucia Nocchi Cardim, especialista cirurgia plástica e cirurgia craniofacial. Com atuação em São Paulo, a profissional é autora de 30 capítulos de livros publicados no Brasil e no exterior. E Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Membro Associado da International Society of Craniomaxilofacial Surgery e Membro Titular, Fundadora e primeira Presidente da Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial.

A médica explica que cirurgias de remodelação do crânio são mais comuns em bebês, por ainda estarem desenvolvendo seus ossos. “Este cirurgia que iremos realizar não é comum porque essa jovem já está no estágio final de desenvolvimento de seu corpo. Para esta cirurgia realizaremos osteotomias dinâmicas, técnicas cirúrgicas que visam corrigir desalinhamentos ósseos. Por conta da má formação, esta paciente possui os olhos desalinhados, o que pode trazer sérios riscos à visão”, disse.

Atualmente, este procedimento para esta faixa etária não é ofertado pelo SUS, justamente pela falta de profissionais capacitados para realizar a cirurgia em jovens. A paciente que será submetida ao procedimento é moradora da cidade de Goianésia. A mãe da jovem, Roseane Silva afirma que foi um alívio conseguir operar sua filha em Goiás. “A gente sabia que poderia operar em São Paulo, mas nós não tínhamos condições. Quando a Drª Vera nos falou que a gente conseguiria fazer a cirurgia aqui em Goiânia foi uma alegria imensa. Minha filha é muito resiliente, mas não quero que ela sofra mais discriminação. As pessoas pensam que é só estético, mas a gente pensa na autoestima que vai sendo afetada”, contou.

O procedimento será acompanhado pelo Serviço de Cirurgia Plástica do HGG. O chefe do Serviço, o médico Sérgio Augusto da Conceição afirma que a unidade aproveitará a presença da médica Vera Cardim para promover uma conferência sobre cirurgia craniofacial. “Vamos transmitir a cirurgia ao vivo e faremos disso uma aula para os nossos residentes, para a equipe da Cirurgia Plástica do hospital e todos os profissionais interessados. É uma grande oportunidade de aprender com uma profissional referência em cirurgia craniofacial”, afirmou.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Notícias relacionadas

Cidades

Goiás receberá 76 novos profissionais do Mais Médicos

O Governo Federal lançou um novo edital do Mais Médicos, com 3.174 vagas para...

Cidades

Pecuária de Goiânia 2025 terá entrada gratuita em 11 dias de festa pela primeira vez: veja a programação de shows

Pela primeira vez, a tradicional festa da Pecuária de Goiânia terá entrada gratuita. Nesta...

Cidades

Vereador aciona PM após procurador da Câmara de Goiânia apontar arma para assessor

Uma suposta discussão por vaga de estacionamento resultou em confusão na manhã...