O Jóquei Clube de Goiás será desapropriado e passará por uma revitalização para abrigar o Palácio da Cultura, com foco em atividades culturais, educacionais e de lazer, anunciou a Prefeitura de Goiânia. O Jóquei está abandonado há anos e possui uma dívida de R$ 168 milhões em impostos municipais. Segundo a prefeitura, o pagamento será feito por meio do perdão dessa dívida.
O anúncio da desapropriação do prédio, no Setor Central, foi apresentado pelo prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (União), na segunda-feira (28). Segundo a prefeitura, o imóvel passará por estudos técnicos, respeitando seu valor arquitetônico e cultural. A prefeitura ainda informou que o decreto de desapropriação será publicado em breve.
O g1 não conseguiu localizar a direção do Jóquei Clube para que se posicionasse sobre o anúncio da prefeitura. Ao Jornal O Popular,
O edifício foi projetado em 1962 por Paulo Mendes da Rocha, em parceria com o arquiteto João Eduardo de Gennaro. Segundo o Conselho de Arquitetura e Urbanismo CAU/GO, o Jóquei Clube representa uma das obras mais expressivas da arquitetura moderna brasileira em Goiânia.
Com o anúncio da desapropriação do Jóquei Clube, o CAU/GO divulgou que é indispensável que o projeto de requalificação seja conduzido com sensibilidade técnica e compromisso com a preservação.
Em entrevista à TV Anhanguera, o conselheiro do CAU/GO, David Finotti, disse que novo projeto teria que preservar o estilo modernista adotado por Paulo Mendes da Rocha, o autor da obra.
Deixe um comentário