A Festa do Morango em Brazlândia chega a 28ª edição com novas atrações, exposição agrícola, feira de flores, concurso de receitas, visita a lavouras e, claro, venda e degustação de morangos. O evento começa às 18h de hoje (5/9) e vai até o dia 15 de setembro. Estarão presentes mais de 80 expositores e 42 produtores locais. A estimativa é que mais de 500 mil visitantes passem pelo espaço para provar da fruta que movimentou, no ano passado, mais de R$ 157 milhões na economia do DF, segundo a Empresa de Assistência Técnica e Expansão Rural do Distrito Federal (Emater-DF).
O público poderá aproveitar tanto o fruto in natura quanto os diversos produtos feitos a partir dele, como geleias, tortas, sucos, picolés, mousses e até chopp de morango. A comercialização acontece na Morangolândia, espaço ocupado por produtores rurais assistidos pela Emater-DF. Os estandes ficam abertos durante todos os dias de funcionamento da festa, das 10h às 22h nos finais de semana e feriado, e das 19h às 22h no meio de semana.
Preparativos
A produtora rural Vanilda Clébia de Oliveira, 57 anos, participa da festa há, pelo menos, 16 anos, vendendo mudas de morango e sobremesas feitas a partir do fruto. Neste ano, o trabalho principal ficará por conta da comercialização de geleias (com ou sem açúcar), dindin, bolo no pote e em fatia, brownie e mousse de morango. A preparação para o evento começou há cerca de um mês e, nesta última semana, ela dedicou quase dez horas por dia às produções.