O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Superintendência de Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (SFA-DF) e da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI), está apoiando e fomentando a agricultura do DF por meio do Polo de Irrigantes.
Os Polos de Agricultura são iniciativas do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) que consiste em um modelo para fomentar a agricultura por meio de ações de repasse de recursos para o desenvolvimento da produção, o planejamento de ações e a articulação com outros órgãos para o fomento da agricultura irrigada. Este é o 15º Polo de Irrigação, o reconhecimento foi publicado na última terça-feira (10) no Diário Oficial da União.
A SFA-DF atuou na elaboração da lista de cadastro de produtores de associações, cooperativas e federações locais que serão beneficiados. A oficina que oficializou a criação do Polo ocorreu em novembro e contou com a participação do superintendente, Aneilto Veras e do diretor Desenvolvimento das Cadeias Produtivas e de Indicações Geográficas, Clecivaldo Ribeiro.
“Após 25 anos, o Polo de Agricultura Irrigada no DF teve o reconhecimento, isso é muito importante para os agricultores e para o país. Por meio deste Polo, será possível aumentar a comercialização em nível nacional da produção do DF. Agora estamos articulando para a abertura de novos Polos”, destacou o superintendente Aneilto Veras.
Durante o encontro de Superintendentes de Agricultura e Pecuária (SFAs) ocorrido no início deste mês, Veras apresentou o projeto aos demais superintendentes, juntamente com a diretora de Irrigação do MIDR, Larissa Rêgo.
Os Polos visam o uso sustentável dos recursos hídricos assim como o fomento a novas políticas rurais, conforme explicou o coordenador do Polo no DF, Cristiano Varella, que é produtor rural e atuará na interlocução entre os Ministérios e demais órgãos. Além de permitir dobrar a produção, aumentar a comercialização e a expansão da agroindústria.