O Google vai deixar de exibir links de jornais e sites de notícias a alguns usuários na Califórnia, nos Estados Unidos, segundo comunicado da empresa nesta sexta-feira. A medida é uma resposta ao projeto de lei de ‘Preservação ao Jornalismo na Califórnia (CJPA, na sigla em inglês), apresentado no ano passado e que prevê remuneração aos veículos jornalísticos por parte das empresas de tecnologia.
- Inovação: Apple planeja reformular toda a linha Mac com chips voltados para IA
- Entrevista: Para executiva do Google, IA foi ‘superestimada’ e é menos assustadora do que parece
O Google informou que vai fazer um teste e remover os links de notícias da busca como forma de “medir o impacto da legislação na experiência do produto”.
“Há muito que dizemos que esta é a abordagem errada para apoiar o jornalismo”, escreveu Jaffer Zaidi, vice-presidente das parcerias globais de notícias do Google, num post de blog nesta sexta-feira. “Se aprovado, o CJPA pode resultar em mudanças significativas nos serviços que podemos oferecer aos californianos e no tráfego que podemos fornecer aos editores da Califórnia.”
O Google também disse que está pausando novos investimentos no ecossistema de notícias do estado americano.
“Até que haja clareza sobre o ambiente regulatório da Califórnia, também estamos pausando outros investimentos no ecossistema de notícias da Califórnia, incluindo novas parcerias por meio do Google News Showcase, nosso programa de produtos e licenças para organizações de notícias, e expansões planejadas da Google News Initiative”, afirmou Zaidi.