domingo , 20 abril 2025
Início Caso de Polícia Polícia cria departamento para monitorar casos de violência doméstica em Goiás
Caso de Polícia

Polícia cria departamento para monitorar casos de violência doméstica em Goiás

24

Foi publicada, nesta segunda-feira, 17, a portaria que cria a Divisão do Observatório de Violência Doméstica, departamento da Polícia Civil de Goiás que servirá para monitorar as estatísticas de casos de violência doméstica no estado. A determinação da criação, assinada pelo delegado-geral André Gaga, considera que a nova divisão vai possibilitar a identificação de padrões e tendências, viabilizando ações preventivas e repressivas “pontualmente direcionadas e, por isso, mais eficientes”.

O observatório funcionará no âmbito da Gerência de Análises Criminais da Chefia de Polícia Judiciária. Conforme a portaria, ele terá como objetivo promover o acompanhamento estatístico “contínuo e em tempo real do fenômeno” de violência doméstica contra a mulher em Goiás, para, assim, embasar a elaboração e a execução de ações “consistentes de polícia judiciária, visando à eficácia do combate a esse tipo” de crime.

Entre as atribuições da Divisão do Observatório de Violência Doméstica estarão o monitoramento de estatísticas relativas à violência doméstica; identificação de padrões, tendências e fatores de risco associados à violência doméstica e familiar; produção de relatórios e estudos analíticos sobre a incidência, evolução e distribuição da violência doméstica; e elaboração de indicadores de desempenho e metodologias para a avaliação das ações de repressão contra esse tipo de crime.

“A capacitação contínua dos agentes de segurança pública, com base em dados estatísticos atualizados e precisos, favorecerá o aprimoramento das práticas policiais no atendimento a vítimas de violência doméstica e familiar, de modo a garantir efetividade na proteção a essas mulheres”, diz a portaria.

O departamento será chefiado por policial civil designado pela Chefia de Polícia Judiciária.

Vale destacar que a Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO) já conta com o Observatório de Segurança Pública, com dados estatísticos criminais do estado. No entanto, só agora a pasta terá, dentro da Polícia Civil, uma divisão específica para tratar, do ponto de vista de registro estatístico, de casos de violência doméstica.

Notícias relacionadas

Caso de Polícia

Idoso é encontrado nu, desnutrido, desidratado e trancado em quarto em Goiânia

Um idoso de 76 anos foi encontrado nu, desnutrido, desidratado e trancado em quarto...

Caso de Polícia

Polícia apura morte de criança em hospital de Goiás após aplicação de injeção

Maria Eduarda, uma menina de 6 anos com bronquite astmática, morreu após...

Caso de Polícia

Mãe é presa após deixar bebê em calçada

Uma mulher foi presa após deixar o próprio bebê de seis meses...