Dois homens foram presos pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) após atearem fogo em uma vegetação de São Sebastião, nesta quinta-feira (19/9). Detidos em flagrante por meio da Delegacia de Combate à Ocupação Irregular do Solo e aos Crimes contra a Ordem Urbanística e o Meio Ambiente (DEMA), a prisão da dupla faz parte da segunda fase da Operação Curupira, que reprime queimadas criminosas na região.
Realizada no Núcleo Rural Nova Vitória, a ação foi deflagrada por intermédio da Coordenação Especial de Proteção ao Meio Ambiente, à Ordem Urbanística e ao Animal (Cepema) e com apoio da Divisão de Operações Aéreas (DOA) e da Divisão de Capturas e Polícia Interestadual (DCPI). Os policiais flagraram os homens que colocavam fogo e conseguiram conter o fogo de forma definitiva.
Ambos foram autuados pela prática do crime de incêndio em vegetação e, caso condenados, podem cumprir pena de até 8 anos de reclusão.
Mais cedo, também nesta quinta, outros dois homens foram presos em flagrante por atear fogo em uma área de mata, na marginal da BR-020, próximo ao Ribeirão Sobradinho. A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) encontrou os criminosos no local por volta das 13h dessa quarta-feira (18/9).
A PCDF investiga ao menos outras três denúncias de crimes de incêndio em vegetação na capital do país. Entre a última sexta (13/9) e essa quarta-feira (18/9), três pessoas foram presas por colocar fogo em matas.
Como parte da força-tarefa mobilizada pelo governo local para conter focos de queimadas, a corporação conta com 150 servidores para apurar, direta e indiretamente, denúncias e localizar autores desses crimes ambientais.
“Temos três casos de prisões efetuadas e, hoje [quarta-feira], mais três incêndios a serem apurados. Acredito que, nos próximos dias, talvez, teremos mais prisões. Certamente, com indícios de autoria e materialidade, será representado ao Poder Judiciário o pedido de prisão”, afirmou o delegado João Maciel Claro, responsável pela Coordenação Especial de Proteção ao Meio Ambiente, à Ordem Urbanística e ao Animal (Cepema).