quinta-feira , 29 maio 2025
Início Diversos Prévia da inflação indica preços, inclusive da comida, subindo menos em maio
Diversos

Prévia da inflação indica preços, inclusive da comida, subindo menos em maio

10

A prévia da inflação do mês de maio indica que os preços no Brasil estão subindo menos do que no início deste ano. De acordo com dados divulgados nesta terça-feira (27) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a alta do custo da comida neste mês foi cerca de um terço da registrada no mês passado.

O IBGE é quem calcula o Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), considerado a prévia da inflação oficial, o IPCA. O IPCA-15 monitora os preços usando a mesma metodologia do IPCA, mas de meados de um mês para meados de outro mês.

De acordo com o IBGE, de 15 de abril a 15 de maio deste ano, os produtos mais consumidos no país subiram, em média, 0,36%. Isso é 0,07 ponto percentual a menos do que eles haviam subido nos 30 dias anteriores: 0,43%. Em fevereiro, o IPCA-15 chegou a registrar alta de 1,23%.

Nos últimos 12 meses, o IPCA-15 acumula alta de 5,40%, abaixo dos 5,49% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. A meta do governo para a inflação em 2025 é que ela esteja abaixo dos 4,5% – ou seja, hoje ela está acima da meta.

Ainda segundo o IBGE, em abril, os itens de alimentação e bebidas subiram 0,39%. No mês anterior, haviam subido 1,14%. Contribuíram para a desaceleração as quedas do preço do tomate (7,28%), do arroz (4,31%) e das frutas (1,64%). Subiram mais a batata-inglesa (21,75%), a cebola (6,14%) e o café moído (4,82%).

Em abril, o que mais pesou sobre a prévia de inflação foram os itens de saúde e cuidados pessoais – subiram 0,91% – e de habitação,que subiram 0,67%.

No caso da saúde, a alta foi influenciada pelo aumento de produtos farmacêuticos (1,93%), ainda um reflexo da autorização do reajuste de até 5,09% nos preços dos medicamentos, a partir de 31 de março.

Na habitação, a alta de 1,68% das contas de luz pesou sobre o índice. Em maio, passou a vigorar a bandeira tarifária amarela, com a cobrança adicional para uso da energia.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Notícias relacionadas

Diversos

Nova lei aprovada pelo Senado preocupa clubes de futebol

Os clubes de futebol do Brasil expressaram preocupações significativas em relação à proposta de...

Diversos

Luana Piovani celebra retorno à TV Globo: ‘Vem coroar’

Luana Piovani usou as redes sociais nesta terça-feira (27) para contar uma novidade...

Diversos

Mega-Sena acumula novamente: R$ 11 milhões em jogo e ninguém ganha

Nenhum apostador teve a sorte de acertar as seis dezenas do concurso...

Diversos

Mega-Sena acumula e desespero toma conta dos apostadores

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.868 da Mega-Sena, realizado...