A notícia não é boa para muitos dos chineses. Segundo um novo estudo publicado na revista Science, até 2120, milhões de pessoas nas cidades costeiras do país poderão ter as suas casas abaixo do nível do mar devido ao afundamento do solo e ao aumento do nível do mar, ficando expostas a inundações severas e danos nas residências.
Cidades afundando e a situação pode piorar
Segundo o estudo, esse afundamento (ou subsidência) vem ocorrendo devido à grande extração de águas subterrâneas e ao peso dos edifícios e infraestruturas urbanas. As cidades afetadas estão localizadas na parte oriental da China e ao longo da costa, e incluem Pequim (Beijing) e Tianjin.
Essa pesquisa é a primeira que fornece uma ‘imagem’ do problema em escala nacional. Os pesquisadores utilizaram dados do satélite europeu Sentinel-1, que mede mudanças verticais na superfície terrestre com instrumentação de radar de abertura sintética interferométrica (InSAR). Então, combinaram os dados de movimento terrestre com avaliações de águas subterrâneas de poços de monitoramento e com dados de peso de construção civil.