O Censo Demográfico 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que Anápolis ocupa a quarta posição entre as cidades goianas com maior número de domicílios não ocupados. Ao todo, o município contabiliza 22,5 mil residências nessa condição, refletindo uma parte significativa do cenário habitacional do estado.
Goiás, de acordo com o levantamento, possui 630,9 mil domicílios não ocupados, dos quais 245,6 mil são de uso ocasional e 385,3 mil estão vagos. Anápolis aparece em destaque no ranking das cidades com maior quantidade de imóveis vagos, superada apenas por Goiânia, Aparecida de Goiânia e Luziânia.
Em Goiás, os domicílios vagos são maioria no total de unidades não ocupadas. Em Goiânia, a capital, foram registrados 85 mil domicílios vagos, representando quase 81% dos imóveis não ocupados da cidade. Aparecida de Goiânia e Luziânia somam 25,3 mil e 14 mil domicílios vagos, respectivamente.
Já Caldas Novas lidera em número de imóveis de uso ocasional, com cerca de 23 mil unidades, enquanto Rio Quente tem o maior percentual de domicílios de uso ocasional, com 86,9% de suas moradias não ocupadas.