domingo , 19 maio 2024
Início Cidades Rompimento de barragem no RS, ordem para moradores buscarem abrigos
Cidades

Rompimento de barragem no RS, ordem para moradores buscarem abrigos

10

Após o rompimento parcial da barragem 14 de Julho, na cidade de Cotiporã, no Rio Grande do Sul, na tarde desta quinta-feira (2), a Defesa Civil emitiu um comunicado alertando aos moradores de regiões próximas ao Rio Taquari para que saiam de suas casas.

A nota orienta que os moradores das cidades de Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Encantado, Colinas e Lajeado deixem áreas de risco e procurem abrigos públicos ou outro local de segurança para permanecer durante a elevação de nível do Rio Taquari.

O órgão estadual também afirma que a barragem está em processo de colapso e, por essa razão, a Defesa Civil trabalha junto às forças de resposta para retirar as famílias de áreas de risco.

De acordo com o governador do estado, Eduardo Leite, houve um rompimento da ombreira direita da barragem 14 de julho. Através das redes sociais, Leite explicou que como os níveis do trecho anterior e do seguinte a barragem já estava elevado, não há possibilidade de uma enxurrada. No entanto, o governador destacou que o rio ficará com curso livre, com isso, há uma tendência de aumento nas enchentes nas cidades a partir de Santa Bárbara.

Notícias relacionadas

Cidades

Helicóptero do Corpo de Bombeiros de Goiás resgata vítimas em cidades ilhadas

Sete militares do Corpo de Bombeiros de Goiás (CBMGO) especialistas em salvamento...

Cidades

E-Goiás com foco na transformação digital nos municípios

O Governo de Goiás lançou, nesta quarta-feira (15/05), o programa e-Goiás que,...

Cidades

Facilidade para agendamento para serviços presenciais do Vapt Vupt.

Nova modalidade possibilita agendamento do atendimento de acordo com a data mais...