Uma esquema de tráfico de cetamina para uso recreativo foi alvo de uma operação da Polícia Civil do Distrito Federal, nesta sexta-feira (7). Um médico veterinário, de 30 anos, proprietário de uma clínica veterinária em Ceilândia, foi preso em flagrante. A ação acontece em meio às investigações da morte da modelo Dilemar Cardoso Carlos da Silva, a Djidja Cardoso, de 32 anos, por suspeita de overdose devido ao uso do anestésico, que é restrito a médicos e veterinários por provocar efeitos alucinógenos.
A investigação, que durou cinco meses, revelou que, em pouco mais de um ano, o traficante adquiriu aproximadamente 93 litros do produto Cetamin. Essa quantidade é suficiente para anestesiar pelo menos 124.933 gatos, 41.644 cachorros ou 1.249 cavalos.
De acordo com a polícia, considerando a associação de outros fármacos para anestesia, essa quantidade poderia dobrar, evidenciando o enorme potencial de abuso e risco à saúde pública.
Durante a operação, foram apreendidos mais de dez frascos de cetamina. O médico veterinário, que não possuía passagens anteriores pela polícia, será indiciado pelo crime de tráfico de drogas. A pena é de até 15 anos de prisão.