quarta-feira , 20 novembro 2024
Início Caso de Polícia Polícia faz operação contra venda clandestina de passagem de BRT em terminais do DF
Caso de Polícia

Polícia faz operação contra venda clandestina de passagem de BRT em terminais do DF

6

Nesta terça-feira (19/11), em uma ação coordenada, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou a Operação Cartão Vermelho, para combater um esquema de venda clandestina de passagens do sistema de transporte público BRT, praticado no Terminal de Santa Maria.

A operação, realizada em parceria com a Secretaria de Mobilidade (Semob) e a Subsecretaria de Fiscalização, Auditoria e Controle (Sufisa), resultou na prisão em flagrante de quatro envolvidos na comercialização ilegal de passagens.

De acordo com a PCDF, a ação teve como alvo os chamados “valeiros”, indivíduos que se especializaram em vender, de forma fraudulenta, passagens de transporte utilizando cartões pertencentes a terceiros, inclusive cartões de integração tarifária e passes subsidiados pelo governo, como o Passe Livre Estudantil (PLE) e o cartão para Pessoas com Deficiência (PCD). Aproveitando-se das regras de integração do sistema, os suspeitos ofereciam passagens a valores reduzidos, utilizando um único cartão repetidamente para validar as entradas de múltiplos passageiros.

Durante a operação, equipes da PCDF monitoraram o Terminal do BRT em Santa Maria, com o suporte de câmeras de segurança do local. O acompanhamento remoto e diligências de campo possibiliaram identificar os suspeitos em plena atividade criminosa, abordando passageiros próximos às catracas e realizando a venda de passagens fraudulentas. Na abordagem, foram apreendidos cartões eletrônicos, pertencentes tanto aos próprios envolvidos quanto a terceiros, além de quantias em dinheiro obtidas com as vendas ilegais.

Ainda segundo a PCDF, os autores foram detidos e conduzidos à Divisão de Falsificações e Defraudações (Difraudes/Corf) da PCDF, onde a autoridade policial ratificou a voz de prisão e lavrou o auto de prisão em flagrante dos autores pela prática dos crimes de estelionato contra entidade de direito público (art. 171, §3o, do CP).

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Notícias relacionadas

Caso de Polícia

Polícia investiga suspeita de bomba em shopping do DF

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) enviou, nesta segunda-feira (18), o...

Caso de Polícia

Em São Domingos polícia prende homem acusado de estuprar a própria enteada

A Polícia Civil de Goiás, representou pela prisão preventiva de investigado pelo...

Caso de Polícia

Polícia investiga suspeita de explosivo no aeroporto de Goiânia

A Polícia Federal isolou, nesta sexta-feira (15), a área do check-in do...