O Ministério da Saúde anunciou na sexta-feira, 26 de junho de 2026, o início de um projeto-piloto para o uso da semaglutida no tratamento de obesidade grave dentro do Sistema Único de Saúde. A iniciativa será conduzida no Rio Grande do Sul, no Grupo Hospitalar Conceição, e envolverá 250 pacientes selecionados conforme critérios clínicos específicos.
Detalhes do projeto-piloto
O programa terá duração de dois anos e visa avaliar a efetividade, o impacto clínico e o custo do medicamento no contexto do SUS. Os participantes foram escolhidos entre pessoas com obesidade grave ou associada a outras morbidades, garantindo que o estudo reflita as condições reais de atendimento na rede pública.
Perfil dos pacientes atendidos
Os critérios de seleção priorizam indivíduos que representam o perfil assistencial da unidade. O Ministério da Saúde destacou que a maioria dos casos envolve formas avançadas da doença e comorbidades significativas.
Esse público reflete o perfil assistencial da unidade, na qual 91% dos pacientes com obesidade apresentam a forma mórbida da doença. Dentre esses, apenas 47% possuem condições clínicas para realização de cirurgia bariátrica. A comorbidade mais prevalente nesse grupo é a hipertensão arterial
Ministério da Saúde
Objetivos e próximos passos
Além de medir resultados clínicos, o projeto busca gerar dados sobre a viabilidade financeira da incorporação da semaglutida ao SUS em escala maior. Os achados obtidos nos próximos dois anos servirão de base para decisões sobre a ampliação do tratamento em todo o país.
